León, Astúrias, Picos da Europa, Sanguli "África"

15-08-2017

A viagem aos Picos da Europa fica nas nossas memórias pois a sua beleza natural, assim como todas as aventuras que vivemos foram ... inesquecíveis.

León


León - é so seguir as indicações!!!
León - é so seguir as indicações!!!

Depois de tudo carregado, inclusive a nossa ânsia de descoberta e aventura, dia 16 de Agosto foi dia de arrancar em direção a León, cidade comunidade autónoma de Castela e Leão, no noroeste de Espanha. Como o nosso primeiro destino era conhecer a cidade, fomos diretos até ao camping "Ciudad De León". Um parque que para nós tem nota 5/10, apesar de ser bastante razoável tem um contra que o prejudica, que é o facto de não ter transportes públicos junto do mesmo. Para campistas como nós, apesar de termos carro, o descanso e o não-stress são factores importantíssimos nas férias tanto mais quando se vai conhecer uma cidade.

Os preparativos para uma viagem com esta tipologia começam bem antes da própria acontecer. Para quem nunca tinha pisado terras de Astúrias e arredores até que decorreu muito bem. A escolha dos camping's por onde iríamos passar tal como o camping que nos iria servir de quartel-general para a nossa visita aos Picos da Europa foram muito bem estudados (FECC2013) e netvisionados, apesar de nós não fazermos reservas para não condicionar a própria viagem.

LEÓN é uma pequena cidade muito virada para o turismo que tem a arte de bem receber, tanto na restauração como nos locais de maior interesse para quem a visita. Um local de eleição para quem percorre "Os Caminhos de SanTiago" com uma forte presença de toda uma fé que leva milhares de peregrinos vindos do País Vasco, da França e até do Reino Unido a trilhar a cidade. 

Para quem vá de carro para o centro da cidade aconselhamos que estacione nos parques subterrâneos logo no início da cidade, apesar de se pagar dá-nos um descanso enorme para além da segurança. 

Uma das melhores formas de se conhecer a cidade é mesmo dar um passeio de comboio/zinho turístico pelo centro das muralhas e monumentos que com a informação em várias línguas (não tem em português) nos vai dando aquela informação in-loco preciosa para apreciarmos e contemplarmos com mais facilidade a harmonia e a envolvência da cidade.

Locais visitados:  - o Museo Gaudí Casa Botines é realmente uma obra diferente do que nos habituou em Barcelona, mas de um encanto tremendo, permitindo até tirar uma selfi com o autor, Sir Gaudí; - a Santa María de León Cathedral não nos deixa indiferentes pois segue o padrão das catedrais emblemáticas que encontramos por essa Espanha dentro.

Picos da Europa

Escolha do camping --para-- "Quartel-General"

A viagem em férias tem que decorrer de forma tranquila e por essa razão só reservámos o camping em León e a partir daí foi sempre à  descoberta,  e o escolhido foi "Camping Playa de La Franca"

17 agosto      Bustos - Salamanca - Zamora - Léon

Dia de partir em direção aos Picos da Europa, depois de tudo arrumado saímos cedinho com Oviedo como destino de passagem. Andar de carro com uma caravana atrelada é por vezes uma sensação única, e passo a explicar a razão destas palavras. A caminho de Oviedo pela N-630 perto de La Robla, surge uma indicação de auto-estrada, indicação dada também pelo GPS, mas decidimos ir pela nacional e então surge um problema, em Arbas del Puerto, estrada com inclinação 17%, vá!!!! era a descer, pois se fosse em sentido contrário não sei não!!!! a nossa Zafira não iria aguentar. O que fizemos foi descer em segunda, travando sempre com o motor e deixando uma distância de segurança razoável caso houvesse algum problema com o carro. Mesmo assim, houve curvas que tivemos que engrenar a primeira!!!! E não é demais recordar que estando em viagem e para que tudo decorra dentro da normalidade nunca devemos ter pressa para chegar, o importante é chegar.

Chegada a Oviedo, deparámo-nos com uma cidade organizada, com uma zona urbana bem definida, arranjadinha, bonita, mas grande, muito grande. Almoçar num shopping da cidade, pois por norma têm grande estacionamento exterior, e siga viagem.

... Como foi referido anteriormente a escolha do camping revelou-se uma aventura, mas foi a escolha acertada e a qual recomendamos, pois tem mar, praia, grutas, montanha, restaurantes, piscina, e ... descanso, Camping Playa de la Franca.

Já no final do dia , depois de tudo tratado na receção, a caravana estabilizada, foi tempo de ir sentir a areia e a água nos pés, a maresia, a alegria de estar a pisar um lugar maravilhoso que não conhecíamos e com uma enorme energia positiva. Estávamos nas Astúrias.

Na escolha de um camping está sempre inerente as conversas com outros colegas que já por lá passaram (os grandes amigos do CDP_Portugal), as leituras de blogues ou similares sobre o local (Forum CDP), mas este camping foi mesmo escolhido por telefone, quando outros alegavam enormíssimas razões para não guardar a parcelas 3 ou 4 horas o Camping Playa de La Franca prontamente se disponibilizou à reserva temporária. 

Nós queríamos, claramente, visitar os Picos da Europa, mas também conhecer as praias das Astúrias, e essa razão levou-nos a um camping junto ao mar. Foi sem dúvida nenhuma uma excelente opção até porque tínhamos inicialmente contratualizado 2 noites e acabamos por ficar 4 noites sem problema de maior. Nota 7/10 pois, por incrível que pareça, não tinham lá grande informação sobre os Picos da Europa como era desejável, até porque era um camping de apoio aos visitantes daquela zona das Astúrias, ... depois percebemos o porquê!!! 

18 agosto        Playa de la Franca - Poncebos - Playa de la Franca

Ruta del Cares

Este trilho era um dos sonhos que queríamos ver realizado, pela sua história, pela sua beleza natural e também pelos inúmeros comentários que lemos sobre o trilho, era mesmo para se concretizar.

Não se pense que foi fácil chegar ao trilho. Como no camping não nos explicaram lá muito bem, lá fomos nós pelas poucas indicações dadas e então surge uma estrelinha para nos ajudar, um posto de turismo, em madeira, perto de Las Arenas. 

Aconselhamos que se comece a caminhada por Poncebos e que a terminem em Caín de Valdeón. A nossa escolha foi esta e foi a acertada, porque levando nós duas crianças para fazer os 12km, subir 2km e descer o restante é mais fácil do que subir 10 e descer 2 sendo estes últimos km's muito íngremes e cheios de pedras soltas e degraus. Chegando ao fim temos um mini-autocarro da ALSA que nos leva (durante 2 horas) ao ponto de partida - parque de estacionamento em Poncebos. Em Poncebos também existe um funicular, mas não fomos pois era carote.

Esta caminhada!!! este trilho!!!  não é lindo ... é espetacular.

19 Agosto        Playa de la Franca - Potes - Fuente Dé - Potes - Playa de la Franca

Fuente Dé

Logo de manhã partimos do camping cheios de expectativas para absorver mais Picos da Europa, pois se no dia anterior foi tão fantástico como seria este dia. Com a informação recolhida no dia anterior lá fomos nos em direção a Fuente Dé. Chegados ao local fomos tratar de comprar bilhete para o teleférico, e qual foi a surpresa... o sr. da bilheteira não nos queria vender os bilhetes pelo simples facto de estar lá em cima um nevoeiro intenso que não permitiria ver nada, simpático o sr., mas arriscamos e lá fomos nós. Viagem fantástica, pois subir 800m em 3min, é qualquer coisa!!! Já no Mirador del Cable, reparamos que realmente não víamos um palmo à frente dos olhos, mas lá começamos a subir, a pé, mais uns metros e o nevoeiro dissipou-se e a visão sobre as altíssimas montanhas dos Picos da Europa lá se começaram a ver, e fica-nos na memória a expressão das nossas filhotas, " -Parece a terra do nunca... não!!!! A terra do Peter Pan!!" ..... Bonito!!!.

Em Fuente Dé é imperativo subir no teleférico, já lá em cima fazer uma caminhada de 1h até à divisão de trilhos (3 mais propriamente) e voltar para traz pelo mesmo caminho e respirar um ar diferente que se sente a entrar... um ar puro, fresco, revigorante, ... divinal.

Potes

Depois da visita a Fuente Dé foi tempo de voltar para Potes, pois já lá tínhamos passado, e aí sim fazer uma paragem de umas boas horas, porque a villa merece. Merece pela beleza das casas, muito pitorescas típicas de casas de montanha, bom mercado de rua... pelos passeios e nas próprias lojas, bons restaurantes com umas esplanadas maravilhosas sobre a villa e viradas para o rio empedrado, bons regalos (ai tantos...), museu da bruxaria, basílica e claro potes (alambiques). Por tudo isto adorámos a villa de Potes... uma ótima paragem.

20 Agosto        Playa de la Franca - Covadonga - Playa de la Franca

Cavodonga

O cansaço já era evidente, pois foram dias de grandes caminhadas e muitas horas sobre as pernas, mas pelo que tínhamos lido sobre o Santuário de Covadonga (o embrião de Portugal começa aqui) tínhamos que ir!!! Pelo caminho passa-se por muitos parques radicais no rio Sela, pela cidade de Cangas de Onis, e aqui está o truque, não estacione no santuário, pois é uma das maiores confusões de carros (estamos de férias e é para privilegiar o não-stress) portanto estacionámos num parque de estacionamento (2€) e fomos de autocarro ALSA.

Existem ainda os lagos de Covadonga, mas como para chegar aos lagos ainda teríamos que fazer uma caminhada optámos por não ir e ficarmos só no Santuário. É pequeno, pequenino com uma capela cravada na montanha, e uma fonte com oito bicas por baixo da capela, e claro uma enorme Basílica, de cor-de-rosa, imponente. Transmite-se fé no local, oração na basílica e respeito em seu redor.

No regresso resolvemos passar pelo trajecto inicialmente desenhado para as nossas férias que implicava uma viajem pelas 10 villas, à beira mar, mais bonitas das Astúrias, e então resolvemos conhecer duas delas, Ribadesselha e Lanes. Sim, são bonitas, com uma grande densidade de turistas, Lanes mais catita do que Ribadesselha, e claro as duas fazem parte dos Caminhos de Santiago, onde se pôde ver alguns peregrinos.

Playa de la Franca e grutas

A Playa de la Franca é uma praia espectacular com ondas baixinhas, com um areal enorme, com uma temperatura de água do mar a rondar os 22ºC e uma temperatura do ar nesta altura de 30ºC que para nós foi uma gigantesca surpresa positiva. Por estas razões é que o camping que nós estávamos e o camping Las Hortensias estavam praticamente cheios pois cerca de 90 a 95% dos campistas eram turistas de praia.

Para aumentar a beleza desta praia (aconselho a visualização de imagens aéreas desta praia), parece uma praia de acolhimento dos Piratas das Caraíbas, tem ainda um labirinto de grutas naturais que só são visitáveis em maré-vaza. Não têm uma beleza de grutas que estamos habituados a ver, mas o seu encanto é a sua origem, pois foram escavadas pelo bater da água do mar na falésia....Lindo de se contemplar.

21 agosto        Playa de la Franca - Santander - Bilbau - Pamplona - Huesca - Salou

Dia de arrumar a tocha de zarpar para o nosso destino de eleição "Glamping-Camping & Resort Sanguli Salou" pois  é aí que nos sentimos bem, muito bem!!!! Tudo pronto, arrancamos em direção a Santander, uma passagem rápida para ver uma cidade cosmopolita, enormes ferry's e pouco mais. Seguidamente foi a vez de Bilbau, aí tivemos pena de não passar pelo menos uma noite para podermos ver e conhecer, visitar e contemplar esta imponente cidade. Obras de arquitectura fora de série (Guggenheim Museum, Hanggtime, Arena, e claro o famoso Gato Jardim), com praias lindas, enfim uma cidade a voltar ... com alguns dias reservados.

A viagem demorou mais umas horas do que estava previsto, mas nada que uma ida ao MCDonald's por voltas das 21h em Huesca, não resolvesse o problema. Uma pernoita num estacionamento junto ao camping Sanguli e voalá...  

22 Agosto

Glamping-Camping & Resort Sanguli Salou 

Este camping para nós é o único que nós conhecemos que podemos dar nota 10/10, porque tudo o que possamos imaginar ele tem e com elevada qualidade.

Este ano o Glamping-Camping & Resort Sanguli Salou inaugurou uma nova área temática (pois todo o camping está organizado por espaços temáticos) "África". Este espaço está um verdadeiro glamour desde a restauração, piscinas, espaços envolventes e claro os bangalous ... top.

Aqui desfrutámos de 7 noites/9 dias de um verdadeiro e merecido relaxe. Um dos factores ou motivos que nos faz escolher este camping para este tipo de férias é o facto de ser 7* e que  nos permitir um bom descanso. Está na cidade, mas o suficiente para não a sentirmos que para tal, teremos que nos deslocar até lá e pode ser de bicicleta "na boa!!" A praia é grande o que permite espaço suficiente para todos banhistas e sobrando bastante espaço para os pequenos se divertir na areia com toda a naturalidade da idade.

Já em outros post's falei deste camping e que mais há a dizer sobre a "perfeição"... vão até lá, aproveitem todas as mais valias e no fim vão logo pensar "- Quando é que cá voltaremos ?!?!?!?"

29 Agosto        Salou - Madrid - Ávila - Salamanca - Viseu - Bustos

Dia de regresso. A viagem realizou-se sem nenhuma paragem temática, somente uma pernoita na estação de serviço depois de passar Madrid, já na A6 na Repsol, o "habitué".

30 agosto

Depois de 3061 km a uma média de 8,4L/100km chegamos a casa com um mar imenso de recordações e de histórias para contar, algumas delas estão referidas neste post.

Bo@s Vi@gens

Se gostou desta aventura,

também vai gostar certamente destas...

"Rute N2", as aventuras desta Família por estradas nunca antes navegadas com uma caravana. Zonas fantásticas, momentos inesquecíveis, estradas magníficas e sem dúvida sensações de encher os corações de todos nós.

© 2017 Viagens de Caravana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora